sábado, dezembro 30, 2017

O escritor é alguém que acredita em mentiras


Na introdução do livro de contos Pesadelos e paisagens noturnas, Stephen King diz que se tornou escritor porque sempre foi crédulo demais:

"Acreditava em tudo que me contavam no pátio da escola. Engolia mentironas e mentirinhas com a mesma facilidade."

Para ele, esse "defeito" é algo essencial no trabalho de um escritor:

"Nunca dei muita bola para a realidade, pelo menos no meu trabalho escrito. Acho que mito e imaginação são, de fato, conceitos intercambiáveis e que a crença é a fonte de ambos. Ver o impossível... e depois traduzi-lo em palavras. Continua sendo fazer com que você acredite no que eu acredito, pelo menos durante algum tempo."

O conto A Casa da rua Maple é um bom exemplo disso. Nele, quatro crianças, vítimas de um padastro tirano percebem que podem se livrar dele quando descobrem que a casa está se transformando numa nave espacial. O conto foi baseado em uma figura de um livro que mostrava uma casa alçando vôo. A premissa é absurda, mas ganha relevância e credibilidade na pena de King, que, como sempre, usa sua técnica de mostrar pessoas normais se deparando com situações estranhas. O leitor vai desvendando o bizarro ao mesmo tempo que os personagens e, quando percebem, estão tão envolvidos quanto eles... aceditando piamente no que o escritor está contando.

Sem comentários: