sexta-feira, outubro 13, 2017

Will Eisner era pedófilo?

Recentemente defendi em meu Facebook que todos os Museus, inclusive os que expõem arte clássica, sejam fechados para menores de 18 anos, uma vez que sempre haverá alguém que irá considerar determinada obra inadequada para menores. 
Muita gente não entendeu - ou entendeu completamente errado. 
Então vamos explicar direitinho. 


Existe um grupo chamado MBL cuja principal bandeira era o impeachment de Dilma e que ficou sem discurso de repente, em especial por não poderem falar de Temer, aliado da vez. Aí descobriram uma mina de ouro. Com um discurso contra pedofilia na arte, eles conseguiram mais popularidade do que jamais imaginaram na época em que focavam apenas em política e corrupção. 


Agora precisam de um caso a cada semana. Tornaram-se dependentes disso. Até agora os artistas pós-modernxs têm sido generosos com eles, providenciando munição. Mas nem toda semana vai ter um caso assim. 


Nesse ponto, será necessário ampliar a campanha. Aí basta fotografar um menor de idade vendo uma obra como Cupido e Psiquê, de Jacques-Louis David ou algo parecido e divulgar. 


Difícil convencer o público de que a obra de Jacques-Louis David é pedofilia? Na Suécia, talvez seja difícil, aqui é fácil. 


Não faz muito tempo a graphic Um contrato com deus, de Will Eisner foi acusada de pedofilia. Eisner foi acusado de pedófilo pela Veja e muitas escolas simplesmente queimaram o livro. Não adiantou dizer que o livro é um clássico dos quadrinhos e que a história tinha 150 páginas e pegaram dois quadros fora de contexto. Se disseram que é pedofilia, é pedofilia. O governo Temer resolveu o problema simplesmente acabando com o programa que mandava livros para escolas (O PNBE). A população aprovou e não houve mais polêmicas. 


No Mato Grosso uma artista fez uma exposição fechada para menores de 18 anos de denúncia da pedofilia. Os quadros era quase abstratos e nem de longe tinham nudez como nos quadros de David ou Ingres. Um deputado compareceu à exposição com polícia, apreendeu os quadros e a artista por pouco não foi colocada no catálogo da polícia de pedófilos. Ou seja: uma exposição contra a pedofilia virou pedofilia porque um deputado assim o disse. 


Para a maioria da população brasileira, um menor de idade vendo um nu é pedofilia, mesmo se for uma obra clássica. Recentemente uma obra do MASP foi acusada de pedofilia - era um quadro clássico, que mostrava Marte, Vênus e cupidos. A maioria da população concordou que era pedofilia. 


Pedofilia é aquilo que Feliciano e MBL disserem que é pedofilia. Se o MBL disser que a obra Cupido e Psiquê, de David, (que mostra um garoto nu ao lado de uma mulher nua) é pedofilia, a maioria da população irá concordar. Quantos brasileiros já ouviram falar de Jacques-Louis David? Qual a dificuldade de convencê-los de que ele era pedófilo da mesma forma que fizeram com Will Eisner?
O MBL e sua política de hiper-liberalismo prevê que cada aparato estatal fechado é uma vitoria. Cada museu fechado é, portanto, uma vitória.
Já conseguiram acabar com o programa que enviava livros para escolas, uma grande vitória em um país em que 30% da população nunca comprou um livro. O próximo alvo serão as bibliotecas públicas e museus. Já existe um abaixo assinado com 88 mil de assinaturas pedindo o fechamento do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Quando o governador resolver fechar o museu, sua medida será recebida com tantos aplausos quanto recebeu Temer ao acabar com o Programa Nacional de Bibliotecas Escolares. 
Por isso defendo que fechar todos os museus para menores de 18 anos é a única forma dos artistas pós-modernxs não darem cada vez mais munição para esse pessoal. Fechar museus para menores de 18 anos é uma forma paralisar esse processo que inevitavelmente irá conduzir ao fechamento de museus. 

PS: Vale lembrar que a história de que existe um complô para destruir a família brasileira foi criada pela própria Globo em 2009, no escândalo do álbum Dez na área, um na banheira e ninguém no gol.



Atualização: a nova empreitada do MBL está acontecendo no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O palácio das artes, como o próprio nome diz, é um local amplo, com várias salas e vários espaços. Em uma dessas salas acontece uma exposição fechada para menores de 18 anos. Mas em outra sala, no cinema, está acontecendo uma mostra de filmes infantis. Pronto: associaram as duas coisas e agora arranjaram mais um caso de pedofilia. 

Sem comentários: