sexta-feira, setembro 15, 2017

Professor da Unifap lança livro de terror na Biblioteca Pública Elcy Lacerda


Um som aterrador soa pela cidade. Quem o ouve tem seu cérebro modificado e se transforma num zumbi, governado pelos instintos mais básicos e violentos do ser humano. Essa é a premissa de O uivo da górgona, livro de terror de autoria do professor roteirista de quadrinhos e escritor Gian Danton que será lançado dia 23 de setembro, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, às 16 horas.
Gian Danton, pseudônimo do professor Ivan Carlo Andrade de Oliveira, é roteirista de quadrinhos desde 1989. No começo da década de 1990 ficou famosa sua parceria com o desenhista Joe Bennett, em especial nas histórias de terror lançadas em revistas como Calafrio e A hora do crepúsculo. No ano 2000 escreveu a graphic novel Manticore, que transformava o fenômeno chupa-cabra numa trama de horror e ficção-científica e faturou diversos prêmios. Nos últimos anos, além de quadrinhos, tem se dedicado à literatura, participando de diversas antologias de fantasia e terror. Seu primeiro romance, Galeão, é uma história de fantasia sobre um navio à deriva no Atlântico.
O uivo da górgona, embora seja literatura, tem um estilo que ecoa as tiras de quadrinhos com capítulos curtos que terminam em uma situação de suspense que é desenvolvida no capítulo seguinte: “O uivo é resultado de um apanhado de referências, desde meu interesse pelo cérebro humano e os comportamentos coletivos até narrativas como O Eternauta, do roteirista argentino Oeterheld, em que o suspense é usado como elemento fantástico”, explica Gian Danton.
Na história, pessoas que ouvem determinado som têm as células do neocórtex destruídas e passam a ser governadas pelo complexo reptiliano, num comportamento violento e puramente instintivo.
Outra atração do projeto é a belíssima capa do desenhista paranaense João Ovitzke, pouco conhecido no meio editorial, mas dono de um traço que combinou perfeitamente com a história de terror. O livro tem 294 páginas e será vendido ao preço promocional de 25 reais.
Na ocasião também serão vendidos outros livros do autor, como o romance Galeão e o técnico Como escrever quadrinhos.

SERVIÇO
Lançamento do livro O uivo da Górgona
Onde: Biblioteca Elcy Lacerda

Quando: 23 de setembro, às 16 horas.

Sem comentários: