domingo, setembro 17, 2017

O que é Nosferatu?


Nosferatu é o nome do primeiro vampiro de sucesso do cinema. Nosferatu – uma sinfonia de amor, foi dirigido por F. W. Murnau, na Alemanha, em 1922, e influenciou todos os filmes de terror que vieram depois dele. A história é uma adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bran Stocker (a viúva do escritor chegou a processar o estúdio).
O filme conta a terrível história de um simples cidadão alemão que recebe a proposta de vender um imóvel em frente à sua casa para um desconhecido morador da Transilvânia. Certo que esta negociação lhe renderá muito dinheiro, o jovem Hutter segue para o país dos ladrões e dos fantasmas, onde descobre que essa misteriosa pessoa é nada mais nada menos que Nosferatu, um vampiro. Ele compra o imóvel e segue para a cidade de Hutter atrás de sua mulher, Ellen.
Nosferatu não é galante ou sexy. Ao contrário, ele é a encarnação do mal e isso é visível em seu rosto monstruoso.
O filme inovou pelo uso da luz de sombra e por usar efeitos que depois se tornariam populares, como a aproximação da câmera para criar a noção de que algo  terrível vai acontecer.

Hoje, Nosferatu pode não provocar sustos, mas suas imagens ficam gravadas na mente, tão tenebrosas e sombrias que jamais são esquecidas.

Sem comentários: