segunda-feira, agosto 14, 2017

Por que os nazistas não desenvolveram a bomba atômica?


Durante muito tempo se acreditou que o atraso do programa nuclear alemão era fruto da sabotagem  do cientista Werner Heisenberg. Isso porque, em 1941 em uma reunião em Copenhague, na Dinamarca, ele revelou ao amigo Niels Bohr, que os alemães estavam avançando no sentido de dominar a tecnologia atômica.
O fato dele ter avisado o amigo e do programa não ter avançado com a rapidez necessária fez muitos historiadores acreditarem que Heisenberg teria sabotado ou, no mínimo atrasado o programa nuclear alemão.
Cartas descobertas recentemente demonstram que talvez essa não seja a versão correta da história.
Na carta, Heisenberg dizia que os nazistas iam ganhar a guerra com a bomba atômica e não demonstrava qualquer remorso por isso. Aparentemente ele não estava avisando o amigo, mas se gabando da ciência nazista.
Pelo jeito, Heisenberg simplesmente fracassou, apesar de seus melhores esforços, não conseguindo produzir a bomba. Ao falar sobre o assunto com Bohr, ele estava tentando descobrir o que o amigo sabia, ou seja, fazendo uma espionagem que o ajudasse em suas dificuldades.

Isso explica porque Bohr interrompeu inesperadamente a reunião em Copenhague e porque acabou com uma longa amizade que mantinha com o heisenberg. Bohr teria compreendido o isso significava para o futuro do mundo e teria ficado indignado com a falta de ética do amigo. 

Sem comentários: