segunda-feira, agosto 21, 2017

Como foi a reação à descoberta dos campos de concentração?


Os soldados aliados que libertaram os prisioneiros nos campos de concentração ficaram espantados com o que viram. Os norte-americanos que liberaram o campo de Dachau,  viram milhares de corpos de prisioneiros, que forravam os galpões e vagões de trens, numa cena de terror absoluto. Ficaram tão revoltados que executaram, a pauladas, pedradas e tiros, os 112 soldados alemães que faziam a guarda do centro.
Em Buchenwald as mulheres alemãs foram obrigadas a visitar o campo de concentração local. Elas cantavam e marchavam, com sorrisos no rosto. Ao verem o que realmente acontecia lá, e o monte de corpos espalhados pelo local, saíram chorando e em desespero, abaladas com o que estavam vendo.
Para muitos a libertação dos campos de concentração não representou necessariamente a salvação. Foi o que aconteceu com oito mil sobreviventes que estavam sendo resgatados pena baia de Neustadt. Os três navios que resgatavam os prisioneiros foram bombardeados, por engano, pelos aviões da Força Aérea Britânica. Foi o pior caso de fogo amigo da guerra.

Outros 11 milhões de pessoas, entre adultos e crianças,  terminaram a guerra como refugiados e aguardavam auxílio das forças aliadas para encontrarem um novo lar.

Sem comentários: