sábado, agosto 12, 2017

Como era o bunker de Hitler?


O bunker, um abrigo subterrâneo, foi o local em que Hitler passou os últimos dias da II Guerra Mundial. O bunker tinha 16 ambientes, incluindo dormitórios, salas de lazer e refeitório. Havia também uma ala que servia de hospital militar e outra que servia de refúgio para desabrigadas e grávidas. O projeto original incluia torres de vigia e guaritas, mas em 1945, quando os soviétivos tomaram o abrigo, essas partes ainda não haviam sido construídas.
O local ficava 12 metros abaixo do solo e tinha 250 metros quadrados. Havia tuneis que permitiam chegar ao metrô de Berlim, caso fosse necessário escapar por ali.
Hitler passou seus últimos dias nesse comando, comandando os poucos exércitos que ainda lhe eram fiéis ou que não haviam se entregado aos aliados. Os aliados sabiam da existência do bunker, mas não conheciam detalhes.

Foi no bunker que Hitler cometeu suicidio, com um tiro, no dia 30 de abril de 1945. muitos oficiais seguiram seu exemplo. Os que não queriam morrer fugiram pelos túneis. Logo a notícia da morte do ditador se espalhou entre os soldados alemães que ainda resistiam. No dia 2 de maio o Exército Vermelho ocupou o bunker. O primeiro-tenente Ivan Klimenko foi o primeiro a entrar no local. Por esse gesto, foi nomeado herói da União Soviética.     

Sem comentários: