quarta-feira, junho 21, 2017

O que foram os julgamentos de Nuremberg?


Os julgamentos de Nuremberg foram os processos abertos contra 24 dos principais criminosos de guerra da II Guerra Mundial no Tribunal Militar Internacional. Ele iniciou no dia 20 de novembro de 1945, na cidade alemã de Nuremberg.
Como resultado desses processos, o tribunal decretou 11 condenações à morte, 3 prisões perpétuas, 2 condenações de 20 anos de prisão, uma de 15 e outra de 10 anos. Hans Fritzsche, Franz von Papen e Hjalmar Schacht foram absolvidos.
O historiador Eric Hobsbawn, no livro A Era dos extremos, diz que a punição aos nazistas não se tratava de vingança: “Trata-se de trazer de volta a ordem e a normalidade, restabelecendo a confiança dos povos nos organismos legalmente constituídos”. A idéia não era punir condenar milhares, mas “punir aqueles que servissem de exemplo”.
Além dos 24 principais nomes, foram analisados mais de 900 mil casos. Cerca de 40 mil funcionários públicos norte-americanos, franceses e britânicos foram convocados. Era um verdadeiro exército de escrivães, juízes e advogados.

Entretanto, muitos criminosos de guerra fugiram para países como Argentina e Brasil ou desapareceram no meio da burocracia. 

Sem comentários: