domingo, junho 18, 2017

Como foi a participação do Brasil na II Guerra?


Os mais de 25 mil soldados brasileiros que desembarcaram na Itália em junho de 1945 não eram ume exército experiente. A maioria vinha de famílias humildes e tinha pouco treinamento. Além disso, o uniforme era inadequado para a temperatura, uma vez que a Europa vivia o pior inverno dos últimos 50 anos.
Com medo e com frio, os soldados brasileiros tiveram que aprender a lutar no front.
Apesar das dificuldades, os brasileiros eram conhecidos pela coragem. Conta-se de um oficial norte-americano teria declarado que os brasileiros eram verdadeiros “demônios”, avançando contra o inimigo. Os brasileiros, com seu jeitinho, também se sobressaiam quando a situação não se encaixava nos manuais. Quando os aliados conseguiam um rádio nazista, geralmente era um brasileiro que primeiro conseguia operá-lo.
O Brasil venceu importantes batalhas, como a de Monte Castelo e Montese. Também fizeram prisioneiros um batalhão alemão inteiro, façanha que não foi repetida nem pelos militares norte-americanos.

Os aviadores brasileiros também tiveram destaque nos ataques aliados. Os aviões brasileiros traziam o desenho de um avestrus e a expressão “Senta a pua!”. 

Sem comentários: