domingo, maio 28, 2017

Quem era Winston Churchill?


Winston Churcill foi o primeiro-ministro inglês durante o período da II Guerra Mundial e um dos grandes responsáveis pela Inglaterra ter resistido aos ataques alemães.
Churcil era filho de nobres ingleses. Foi jornalista antes de se dedicar à política. Chegou a lutar na I Guerra Mundial, numa atuação pouco importante e, segundo alguns, desastroza.
Na câmara dos comuns ficou famoso por suas duras críticas ao nazismo, que considerava um perigo para a Inglaterra. Várias vezes ele insistiu na necessidade do país se preparar militarmente para uma investida alemã. Seu acerto de previsão fez com que ele fosse eleito primeiro-ministro após a invasão da Polônia por parte do III Reich.
Seus discursos memoráveis, aliado à aproximação dos EUA foram fundamentais para a futura vitória dos aliados na guerra. Seu famoso discurso, prometendo sangue, suor e lágrimas para os ingleses foi um dínamo que alavancou a esperança da população.
Apesar da vitória na guerra, os conservadores perderam as eleições de 1945 para os socialistas e Churcill foi destituído do cargo, mas voltaria a ele em 1951.
Ele chegou a receber o prêmio nobel por suas memórias da guerra e foi saudado como o maior inglês vivo.

Apesar de ter sido líder da Inglaterra no período de guerra, ele primava pelo pacifismo e dizia que a II Guerra tinha sido uma guerra desnecessária, pois os países da Europa poderiam tê-la impedido evitando que a alemanha recomposse suas forças armadas. 

Sem comentários: