sexta-feira, abril 21, 2017

Existiu uma oração a Hitler?

Sim. Na época do III Reich o culto a figura do fuhrer chegou a tal ponto que era comum comparar Hitler com Jesus, vendo-o como Messias enviado por Deus para salvar a Alemanha.
Essa comparação chegou ao seu cúmulo na criação da oração a Hitler. Essa oração era rezada por crianças de orfanatos e consistia das seguintes falas:

Führer, mein Führer, von Gott mir gegeben, beschütz und erhalte noch lange mein Leben
Du hast Deutschland errettet aus tiefster Not, Dir verdank ich mein täglich Brot
Führer, mein Führer, mein Glaube, mein Licht
Führer mein Führer, verlasse mich nicht.

A tradução aproximada a reza seria algo como:

Führer, meu Führer, que me foste dado por Deus, protege-me e mantém-me vivo por muito tempo.
Salvaste a Alemanha da mais profunda miséria, a ti te devo o meu pão de cada dia
Führer, meu Führer, minha fé, a minha luz

Führer meu Führer, não me abandones.

Sem comentários: