terça-feira, junho 02, 2015

Gian Danton lança livro Como escrever quadrinhos na Gibiteca de Curitiba



Dia 16 de maio, às 19 horas, acontece na Gibiteca de Curitiba o lançamento do livro Como escrever quadrinhos, do roteirista Gian Danton. Na ocasiões haverá também uma palestra com “Dez dicas para roteiristas” e sorteio de brindes. O livro também estará sendo vendido com desconto, ao preço de 20 reais. 
O autor é roteirista desde 1989, quando publicou a história Floresta Negra na revista Calafrio, em parceria com Bené Nascimento (Joe Bennett). Desde então participou de diversos projetos entre eles a premiada graphic Manticore ou o álbum MSP+50, em homenagem a Maurício de Sousa. Foi um dos criadores do herói Curitibano O Gralha e atualmente está  É ganhador do prêmio Ângelo Agostini como melhor roteirista de 1999.
Quando começou a escrever HQs, não havia nenhuma referência sobre o processo de produção de quadrinhos ou mesmo sobre a formatação do roteiro. Com esse início tão pedregoso, sempre fui muito solícito com novos roteiristas que me procuravam com dúvidas”, explica o roteirista, no texto de abertura do volume. Essas orientações deram origem ao primeiro livro, O roteiro nas histórias em quadrinhos, lançado também pela Marca de Fantasia, em 2010. Entretanto, mesmo com o livro, as questões continuaram a chegar, o que levou à ideia de produzir um segundo volume.
Um acaso contribuiu também para a produção do segundo livro. Convidado para o evento Muiraquicon, em Belém, em 2012, foi-lhe pedido que preparasse duas palestras diferentes sobre roteiro. “A saída foi produzir uma palestra auto-biográfica, explicando como escrever quadrinhos a partir da minha própria trajetória. Os problemas que enfrentei e como os resolvi”, conta o roteirista. Assim, além das técnicas de roteiro, o livro se debruça sobre o processo criativo a partir da experiência do próprio autor.
SERVIÇO
Lançamento do livro Como escrever quadrinhos
Onde: Gibiteca de Curitiba
Quando: Dia 16 de junho, às 19 horas
Valor: 20 reais (preço promocional de lançamento)

Sem comentários: