quarta-feira, março 13, 2013

Qual diabos é o problema?

adventuresofsuperman
Texto publicado originalmente ICV2 no dia 7 de março (versão original aqui) e reproduzido com autorização do site e do autor.
Por Andrew Iwamasa (*)
Deixe-me começar dizendo que acredito que todo mundo tem direito a ter sua própria opinião e a fazer o que quiser desde que não agrida outras pessoas (e, sim, eu sei que esta fronteira é subjetiva, mas, neste caso específico, quero dizer que acredito que se duas pessoas do mesmo sexo querem se casar, elas devem ter o direito de fazê-lo).
Dito isto, acho ridícula toda a repercussão que essa história envolvendo Orson Scott Card e o Superman vem recebendo. Agora Chris Sprouse deixou o título. (Estou mencionando isto porque fico triste que ele não vai desenhar a história e não por qualquer outra razão. Respeito sua decisão de não fazer parte de algo que está começando a parecer um espetáculo de circo).
Se assumirmos que Card é um profissional e que está apto a escrever uma história (ou várias) sem impor seus próprios pontos de vista, então qual diabos é o problema? Será que as pessoas realmente pensam que de uma hora para outra Superman vai ser contra o casamento gay? Alguém acredita que o editor permitiria que algo assim fosse publicado?
Eu já li uma porção de trabalhos de Card e nunca notei sua visão pessoal sobre este tema em nenhuma de suas histórias, ou concluí que eram romances para expressar qualquer tipo de ódio. As pessoas que estão tentando tirar Card do projeto não estariam fazendo a mesma coisa da qual o acusam? Mantendo a mente fechada e ameaçando alguém por causa de seus pontos de vista? Leia mais no blog Papo de quadrinhos

Ps: Para quem não está acompanhando o caso, uma explicação: o escritor Orson Scott Card foi convidado para escrever as histórias do Supermana, mas surgiu uma campanha contra ele por sua posição contra o casamento gay. Recentemente até o desenhista pulou fora do título para evitar a controvérsia. Minha opinião sobre o assunto é que essa campanha é descabida. Como diz o autor, os ativistas acham que o Superman vai pregar o ódio contra os gays só por que seu escritor é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo?

Sem comentários: