sexta-feira, outubro 12, 2012

Ted - o ursinho ID

Assistimos Ted, o polêmico filme de (do desenho Uma família da Pesada) que se tornou famoso depois que o deputado Protogenes assistir com seu filho de 12 anos e depois pedir a proibição do mesmo. Antes de mais nada: apesar do título e da premissa aparentemente infantil, Ted não é um filme para crianças. Mas também não há nada excessivamente pesado, tudo é muito mais sugerido do que realmente mostrado.
O filme conta a história de um garotinho solitário que, na noite de Natal, pede ao Papai Noel que seu ursinho de pelúcia ganhe vida. Já adulto,  John (Mark Wahlberg) precisa decidir entre manter a amizade de infância com um Ted que usa maconha, bebe  e vive com prostitutas, ou o namoro com Lori Collins (Mila Kunis).
É um filme sobre amizade, responsabilidade e desejos. Na analogia com a teoria freudiana, Ted é o ID, o instinto, a realização dos desejos do protagonista. Quando seu dono é criança isso se revela, por exemplo, em passar o tempo jogando video-game ou assistindo Flash Gordon. Quando este se torna um adulto, a realização passa a ser curtir a vida em baladas, com mulheres, bebidas, etc. Se Ted é o ID, a namorada Lori é o Superego. É ela que chama John às responsabilidades da vida, à preocupação com a carreira e com os deveres sociais. John deverá aprender a equilibar-se entre o Id e o Superego e é sobre essa premissa que o filme se sustenta.
A força de Ted está toda no roteiro. A direção é apenas competente, mas funcional. O humor consegue arrancar gargalhadas, especialmente dos expectadores mais antenados às referências à cultura pop, como a aparição de Flash Gordon no filme.
Vale lembrar que a película ganhou notoriedade e tem feito muito sucesso justamente por conta da polêmica causada pela possível proibição. O assunto chegou a ficar nos TTs do Twitter, com piadas do tipo: "Protogenes levou o filho na zona e reclamou que havia mulheres nuas lá" ou "Protogenes deu 50 tons de cinza para o filho colorir".
Se aumentou a audiência, a polêmica  serviu. Ted é um filme divertido, uma bela fábula, apesar de tudo.
Ted está passando no cinema Macapá às 16:40-19:00 e 21:20 horas.





Sem comentários: