quarta-feira, outubro 21, 2009

Que Deus é esse?

Recentemente, recebi um e-mail que falava sobre Deus. Reproduzo-o abaixo, resumido (mas deixei os erros):
Eis o que alguns homens falaram e tiveram as consequências de suas palavras:


JOHN LENNON: Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã.






TANCREDO NEVES:Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.








O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC: Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa, concernente à segurança do seu navio?" O homem, com um tom irônico, disse: "Minha filha, nem se Deus quiser, ele tomba o meu navio". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.

CAMPINAS/SP EM 2005:Em Campinas, uma turma de amigos, já embriagados, foram buscar a última pessoa da turma para irem para balada. Ao pararem em frente da casa da jovem, chamou-a, e junto, veio a mãe. A mãe, com medo, vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mão da filha que já estava dentro do carro e disse: "FILHA, VÁ COM DEUS! QUE ELE LHE PROTEJA". A filha, pra tirar uma onda com a mãe, disse: "SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO". Algumas horas depois, veio a noticia aos familiares dos jovens: sofreram um acidente e todos morreram. O carro ficou irreconhecível, mas o porta malas ficou intacto. A policia técnica disse que pela violência do acidente seria impossível o porta-malas ficar intacto. Quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão e todos nos lugares corretos da bandeja.

Comentário: 
A mensagem é cheia de erros. Dá a entender, por exemplo, que John Lennon foi morto logo depois de dizer a famosa frase. A frase é de 1966, ele morreu em 1980. A frase sobre o Titanic não é irreal. Foi iventada para dar mais drama a um filme. Além disso, Tancredo Neves era do PMDB, não do PDS. Finalmente, não há qualquer referência à história dos ovos no porta-malas. Pesquisei no Google e encontrei apenas sites e blogs que reproduzem esse e-mail. Ou seja, provavelmente é uma história inventada, pois em 2005 já existia internet e, se o acidente realmente tivesse acontecido haveria alguma notícia sobre o fato.
Mas, tirando os inúmeros erros, vamos à lógica do e-mail. Eu fiquei me perguntando: que Deus é esse? Um Deus vingativo, mesquinho, egocêntrico, ciumento, sempre pronto a punir e que não aceita ser menos famoso do que John Lennon. E meio cego também, claro. No caso do Titanic, esse Deus do e-mail matou mais de 1.500 pessoas por causa de uma declaração do seu construtor. No caso de Campinas, Deus teria matado todas as pessoas do carro apenas para provar que o porta-malas ficaria intacto no acidente. No caso de John Lennon, Deus teria matado um homem que lutava pela paz no mundo apenas para provar seu ponto de vista.
Não consigo concordar com essa concepção de Deus, assim como não concordo que se deva temer a Deus. Afinal, o maior atributo de Deus é o amor. Um Deus de amor não combina com um Deus vingativo e egocêntrico. Um Deus de amor não provoca temor.
Se  formos usar a lógica do e-mail, todas as pessoas que morreram assassinadas, afogadas e em acidentes de trânsito morreram assim porque zombaram de Deus. 
Aliás, a minha filha me lembrou que a lógica do e-mail é a mesma lógica dos nazistas: os cinco milhões de judeus que foram mortos nos campos de concentração mereciam isso porque não acreditavam em Jesus. Será que Deus também é nazista? Para o autor do e-mail, provavelmente. 

10 comentários:

Mapleise disse...

Não dirás o meu nome em vão. rsrsrsrs
Muita boa essa postagem!
Não mexa com o todo poderoso!

Márcio Bortoloti disse...

Deus é só mais argumento do que existência.

Um argumento que tira todo peso da própria sacola.

Renan Baia disse...

concordo com vc plenamente, Deus é amor, ele nos deu o livre arbritrio, por isso q não somos "marionetes" de Deus, mas sim filhos, e ai vai de vc ser um filho bom ou ruim.

Unknown disse...

É moda entre os intelectuais afirmar que Deus não existe. É mais moda que convicção.

Deus permitiu ao homem escolher seu próprio caminho. É o livre arbítrio, como o Renan disse. Mas Ele, além de misericórdia, também é justiça. Ele perdoa, mas muitas pessoas se consideram mais importantes que Ele próprio, e apesar das chances que são oferecidas, mesmo com todas as pistas, as experiências que demonstram a existência de Deus e que Ele é supremo, o desprezam. Aí a justiça vem. Seja em vida, seja após a morte.

Abraços!

jeanokada disse...

A quantidade de bobagens que as pessoas dizem sobre Deus é impressionante. Teve uma do Chico Anysio recentemente, quando da morte do filho da Cissa Guimarães. Saiu um comentário no site do rev. Caio Fábio: http://www.caiofabio.net/2009/conteudo.asp?codigo=05995

A meu ver os responsáveis por isso são os religiosos mesmos, tanto católicos quanto evangélicos, que pegaram a mensagem de Cristo, que nunca foi religião (ao contrário, Jesus era CONTRA religião), e a transformaram em uma. Quem criou o Cristianismo (e suas sequelas) foi Constantino, não Cristo.

O resultado é esse: as pessoas passaram a ver Deus como BRUXARIA: "se eu seguir as doutrinas (que Jesus nunca pregou... o que Ele pregou era fundamento de vida, não doutrina), Deus é obrigado a me dar tudo que eu quero em troca".

E aí as pessoas ficam com essa visão de que Deus é nosso empregado... Ele tem que nos poupar de todas as fatalidades da vida, e mudar o curso natural das coisas para atender aos nossos caprichos.

Enfim, Deus não teve nada a ver com o que houve com os Lennons, Tancredos e Titanics da vida... Desencanem.

DMM disse...

Verdade, muito boa essa postagem, a proposito, existem um montão de gente que acredita no Deus do velho testamento que esse dessa postagem: vingativo, cruel, desumano, homicida...

julio disse...

bem amigos eu li toda a postagem e sei que como a ciência tem seu instrumento para comprovar se algo é verdadeiro também nós cristaos temos o nosso,a biblia. Bem essa pessoa tem q ler mais a palavra de Deus porque comentou,postou muitas bobogem.1 em Galatas6:7-8diz que com deus ñ se brinca pois tudo o que plantares colheras.Pois se plantar no terreno da natureza humana, desse terreno colherá a morte.Porém se plantar no terreno do espirito de deus colherá a vida eterna. Se essas pessoas plantaram isso colheram isso,ex:se um alcolatra ñ parar com seu vicio irá provavelmente morrer de cirrose. Foi deus quem mato ele? ñ foi o q ele planto no caso, o seu vicio.2 Se é p culpar deus por causa das mortes de judeos e daquelas pessoas então os medicos do mundo inteiro tem q ser presos porque são culpados de matar vidas,aborto. segundo o site aborto.aaldeia.net/estatisticas-aborto-mundo/
Estatísticas do aborto no mundo:

Numero de abortos por ano: entre 46 a 55 milhões

Numero de abortos por dia: aproximadamente 126.000

Onde ocorrem

78% de todos os abortos são realizados em países em desenvolvimento e os restantes 22% em países desenvolvidos. E segundo a biologia,uma ciência, a vida começa na copulação,ou seja,quando forma a primeira celula ja existe vida. além disso na palavra de deus no livro de isaias Deus diz que antes mesmo de vc ser gerado na ventre de sua mãe ele ja te conhecia. Concordo ñ devemos ser religioso e sim espiritual ter uma vida intima com Deus mas ñ é assim que se consegui isso. Mas a opção é de cada um ja que temos o livre abitrio que segunda a filosofia é liberdade de escolha, que por sinal muitas pessoas confude com libertinismo que ñ tem nada a ver. Deus ele ama todos nós pois ele é amor João3:16" porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"Lembremos nós que esse "De tal maneira" é algo q nunca niguem vai entender. Mas francamente eu li ai muitos os comentarios defendendo esse cara ai mas ñ vi nenhum defendendo cristo o qual morreu por toda a humanidade. so posso sentir tristeza depois de ter lido essa bobagem que essa pessoa escreveu

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Júlio,
as pessoas que deixaram comentários não estão me defendendo, mas defendendo a ideia de que Deus é amor, não ódio, vingança, ciúmes e preconceito. Não foi Jesus que disse que devemos perdoar não só sete vezes, mas sete vezes sete? Por que Deus, que é a perfeição do amor, cometeria tantas atrocidades apenas para provar seus pontos de vista? O tipo de pensamento defendido por pessoas que repassam esse tipo de e-mail que levou à morte de milhões de judeus, gays e ciganos nos campos de concentração nazistas. Os nazistas também achavam que estavam cumprindo a justiça de Deus...

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

E, sinceramente, alguém entendeu a relação do aborto com o meu texto? Essa eu fiquei voando! Será que o Júlio acha que estou defendendo o aborto?

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Na época em que eu estava pesquisando para o livro 200 perguntas sobre nazismo, acabei me deparando com uma história real de natal. Em um campo de concentração na Polônia, o comandante havia prometido uma refeição reforçada na noite de natal se os homens trabalhassem com afinco. Mortos de fome, os pobres judeus trabalharam como loucos. Ao chegar a noite, eles foram reunidos no pátio, sob um frio tremendo. Achavam que seria distribuída uma sopa, mas a sopa não vinha. O tempo passava, a neve começou a cair, as pernas doiam, e a sopa não vinha. Horas depois, o comandante aproximou-se deles, completamente bêbado e gritou alguns palavrões. Disse que os judeus haviam sido responsáveis pela morte de Jesus e que por isso deveriam pagar. Os homens passaram a noite lá, tiritando de frio, com a fome consumindo-os. O espírito de natal não foi capaz de ultrapassar os preconceitos e a propaganda nazista. O comandante estava errado: não havia sido os judeus que mataram Jesus. Foi ele.