quinta-feira, setembro 24, 2009

A situação em Honduras


A situação em Honduras está cada vez mais complicada. Depois do golpe militar, a Anistia Internacional tem denunciado prisões em massa, assassinatos e censura à imprensa.
Os golpistas se sentem tão confortáveis que chegaram ao ponto de cortar a água e a luz da Embaixada Brasileira, ameaçando invadi-la caso o embaixador não entregue o presidente eleito Manuel Zelaya.
Bom deixar bem claro: embaixa brasileira é território brasileiro. O corte de água e energia foi um ato de hostilidade. A invasão seria um ato de guerra. Não interessa como Zelaya chegou à embaixada brasileira. Estando lá, deve ser defendido, até porque é um presidente eleito, enquanto o outro, que está no poder, é um golpista. É obrigação de todo presidente eleito da América Latina condenar a ditadura que se estabeleceu em Honduras, pois, se virar moda, logo teremos de novo um surto de ditaduras, como aconteceu nas décadas de 1960 e 1970.
Enquanto isso, o senador Heráclito Fortes revela sua simpatia à ditadura ao criticar o asilo dado pela embaixada brasileira a Zelaya. Bom lembrar: na época da ditadura militar, Heráclito fazia parte da Arena, o partido do regime. Seria saudade?

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá professor, a situação em Honduras é realmente lastimável.

Aproveito a ocasião para convidá-lo a visitar o SESC Araxá neste fim de semana, quando acontece a edição 2009 do DIA D RPG (em 2008 tivemos a honra de tê-lo como palestrante). Será sábado e domingo, de 10 da manhã as 10 da noite.

E não se preocupe, o "voce sabe quem" não estará participando este ano.

: )

Daniel Coimbra.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Pode mandar mais detalhes sobre o evento para o meu e-mail? Assim eu divulgo como post no blog...