quinta-feira, setembro 03, 2009

70 anos da II Guerra Mundial

Para não deixar em branco a data, coloco aqui uma das perguntas do meu Livro 200 perguntas sobre nazismo (ed. Escala - clique aqui para comprar)


Como a Polônia reagiu à invasão nazista?
Hitler pretendia invadir a Polônia para reconquistar o porto alemão de Dantzig e o corredor polonês. Ele dizia que tomaria o país em três semanas com seu exército mecanizado. Apesar de isso estar claro, os poloneses desdenhavam do perigo, achando que, se houvesse uma invasão, seria uma oportunidade de dar uma lição nos alemães. O embaixador da Polônia em Paris, ao ser informado de que a alemanha pretendia invadir seu país em três semanas, declarou: “Isso é absurdo! Nós é que invadiremos a Alemanha no momento em que começarem as hostilidades. Se eles nos atacarem, vamos entrar em Berlim!”.
A guerra começou no primeiro dia de setembro de 1939. O encouraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo às 4:45 sobre o território de Wasterplate. A Luftiwaffe atacou tão rapidamente que a maioria dos aviões poloneses foi destruída no solo. Em dois dias já não existia mais nada da obsoleta força aérea polonesa. Em uma semana os alemães já estavam caindo sobre Varsóvia, fazendo com que o governo fugisse do país.
Os poloneses ofereceram resistência, mas suas obsoletas armas e, principalmente, seu método de guerra, não era páreo para a Blitzkrieg alemã, que cercava e aniquilava as tropas polonesas, como em Bzura, Vístula e Lvov.

Sem comentários: