sexta-feira, maio 29, 2009

Música do dia

A maçã
(Raul Seixas / Paulo Coelho)

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar...
Se eu te amo e tu me amas
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais...
Se eu te amo e tu me amas
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar...
Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...
Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade


Eu sempre achei essa música muito bonita, mas sempre fiquei também muito intrigado com a parte fina da estrofe: "O ciúme é só vaidade". Sempre achei que foi uma palavra escolhida apenas para rimar com liberdade.
Há alguns dias, ouvindo essa música, cheguei à conclusão de que é isso mesmo: ciúme é só vaidade.
Isso significa que o ciúme não tem nada a ver com o objeto de ciúmes ou mesmo com amor, mas tem tudo a ver com quem sente ciúmes, pois trata-se de um medo de ser mal-visto socialmente. O ciumento não tem medo de perder o parceiro, tanto que muitas pessoas matam por ciúmes. É a "legítima defesa da honra", que já chegou a ser aceita como argumento nos tribunais brasileiros (vale lembrar, como disse Rosiska Darcy de Oliveira, que 'As pessoas são honradas justamente por não roubar e não matar ninguém', de modo que o argumento deveria se chamar legítima defesa da vaidade). O pior é que o ciúme ainda é visto, por algumas pessoas, como prova de amor.
Muitos outros artistas já trabalham a mesma idéia do ciúmes como vaidade. Shakespeare, em Otelo e Cláudio Seto em A Flor Maldita são ótimos exemplos. Mas, provavelmente, nenhum outro artista foi tão explícito nessa relação entre ciúmes e vaidade quanto Raul Seixas.

5 comentários:

Kiara Guedes disse...

te disse, não te disse! rsrsrsrssr

uma leitora disse...

E é incrível a leveza após essa descoberta. Grande filósofo o Raul.

Luciana Capiberibe disse...

Adorei tua análise.

Gustavo Machado disse...

Olá, Ivan! Uma curiosidade...não sei se vc sabe, mas esta música é uma versão do hit "I'm Not In Love", do 10CC, de 1975. Abraço,

Gustavo Machado

Gustavo Machado disse...

Esquece o que falei sobre a música da Debora! Troquei, achando que era outra dela chamada "somente o sol", desculpe a gafe!rsrs...abraço,

Gustavo