quarta-feira, abril 29, 2009

A gripe suína e a peste negra


Ontem eu estava conversando com colegas de faculdade sobre a gripe suína. Falávamos do clima de terror causado pela possibilidade de uma pandemia. Para se ter uma idéia, no México, os atores de novelas não estão mais se beijando para não incentivarem as pessoas a terem contato físico. Parece que, apesar de toda a evolução da ciência, o mundo ainda está muito vulnerável a uma doença devastadora. Se por um lado existem locais em que o desenvolvimento é grande, por outro lado, existem locais como Macapá, que não têm nem rede esgoto. Não estamos, portanto, muito diferentes da Idade Média.
A maior mudança parece ser de mentalidade. A maioria das pessoas já tem noções básicas de higiene. Na época da peste negra, a melhor forma que as pessoas encontravam de combater a doença era matando os gatos (tidos como mascotes de bruxas) e os judeus (tudo que acontecia era culpa dos judeus...).
Aliás, com a mentalidade que se tinha na época, é surpreendente que a peste negra não tenha matado toda a população da Europa...

2 comentários:

Unknown disse...

Já ouvi uma pessoa fazer relação da peste negra com a h1n1. me deu medo. mas temos que combinar que a taxa de mortalidade da nova doença é bem maior e temos um maior controle e um tratamento e medicamentos direcionados a gripe. A questão é que em crianças a vacina pode trazer efeitos colaterais a crianças de menos de um ano. Justamente as que mais se socializam e são obrigadas a isso diariamente em colegios com centenas e milhares de outras crinaças. Se for o caso, é uma suposição, a população ficará mais velha. Viajei. Adorei sua postagem.

Anónimo disse...

danni:eu acho q e muito bom tudo isso para q a gente fique mais informado ie isso q eu acho!! valeu pelo espaço...