domingo, outubro 19, 2008

Sugestões para o novo prefeito - cultura


Eu gostaria de apresentar minhas sugestões ao novo prefeito, seja ele quem for. Começo com a cultura. O que tenho visto, por parte deste prefeito atual, é que existe uma visão deturpada do assunto. Para ele, cultura é apenas carnaval, e, pior, carnaval do Rio de Janeiro. Todos nós nos lembramos da fortuna que a Prefeitura e o Governo do Estado investiram na Beija-flor. O que isso trouxe de resultado para a cultura amapaense? Até mesmo em termos de turismo, qual foi o resultado? Quantas pessoas saíram da Sapucaí para vir conhecer a Cidade dos Buracos?

Creio que o novo prefeito deve investir em ações menos espetaculares e mais em ações que contribuam realmente para a arte em nosso estado. Um exemplo bom e barato foi o que aconteceu na Inglaterra, a partir da década de 1960. Nessa época foram instalados nas ecolas os Arts Labs. Era apenas uma sala nas escolas, mas era onde aconteciam oficinas, cursos e onde os jovens se reuniam para produzir filmes, vídeos, quadrinhos, literatura... O resultado disso: hoje a Inglaterra tem os melhores roteiristas de quadrinhos do mundo (como Alan Moore) e alguns dos mais populares escritores (como Neil Gaiman e J.K. Rowling). São pequenas ações que funcionam.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi,
Minha sugestão para o novo prefeito em relação à cultura, seria intensificar o potencial que já temos. A concha acústica do araxá é subaproveitada. O local poderia ser palco para apresentação de artistas locais, exposições, sarau, etc. Nenhuma capital possui o rio amazonas como paisagem no fundo.

lionel disse...

o brasil tambem tem um dos escritores mais populares do mundo.