sábado, outubro 18, 2008

A morte pede carona


A editora Abril está lançando a coleção Cinemateca Veja, uma coleção tão boa quanto a revista é ruim. O filme desta semana é A morte pede carona. Assisti esse filme quando tinha 15 anos e, embora eu tenha gostado muito, ficou marcado, para mim, como um filme adolescente. Agora, assistindo de novo, vejo que é uma obra-prima do suspense e um dos melhores filmes sobre psicopatas que já vi. O roteiro, escrito por Eric Red, foi inspirado na música "Riders on the Storm", do grupo The Doors sobre um assassino que pede carona. O que tem de genial é como Red consegue ir alongando a história. Quando achamos que a trama vai se resolver, ela vai se tornando mais e mais complexa.

Para quem nunca assistiu ao filme, é a história de um garoto que dá carona para um psicopata e, quando vai ser morto, o empurra na estrada. Ele continua normalmente a viagem, até ver um carro passar por ele com uma família. O desespero toma conta do rapaz ao descobrir que o psicopata está lá dentro, no banco traseiro, brincando com as crianças. Ao tentar avisar o motorista, ele quase bate num ônibus. A sequência em que o rapaz encontra o carro da família é uma aula de cinema. Um plano mais aberto mostra ele olhando para o vidro e depois a câmera dá um plano detalhe no tênis do garoto, com o sangue pingando nele. Genial. Se puderem, assistam!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ivan, a sua sinopse me deixou curioso, vou procurar o filme para assisti-lo. Mas, gostei de como começou o seu texto: "uma coleção tão boa quanto a revista é ruim", perfeito!... rs. Um forte abraço e um ótimo fim de semana.