domingo, maio 25, 2008

Indiana Jones


Falei que fomos assistir ao Indiana Jones, mas não comentei o filme. Bem, Indiana Jones é sempre um personagem interessante, que resgata a emoção dos seriados de aventura e isso, por si só já é bom. Esse quarto filme lembra os melhores momentos da franquia e tem também seus mais insistentes defeitos. Tem ação do início ao fim, além das famosas sacadas de humor. A direção de Spielberg é sempre uma aula de cinema... Mas tem também o roteiro tão furado quanto uma peneira. Em uma sequência, por exemplo, eles vão parar na Amazônia e, de repente, estão nas cataratas do Iguaçu. Nesse local, eles caem em três cachoeiras e sobrevivem!

Algo que certamente está causando polêmica é que agora os vilões não são mais os nazistas, mas os soviéticos. Numa época pós queda do comunismo, os soviéticos já não funcionam muito bem como vilões... enquanto os nazistas serão os eternos vilões do cinema americano. O filme toca de leve na questão da caça às bruxas na década de 1950, quando os EUA foram dominadas por uma paranóia anti-comunista... mas o tema é esquecido quando começa a ação.

Meu conselho: deixar o senso crítico em casa e ir ao cinema disposto a embarcar numa aventura sem muita lógica, mas muito divertida.

Compre o box com todos os filmes de Indiana no Submarino.

Sem comentários: