quinta-feira, abril 24, 2008


No episódio Dois Maus vizinhos, da sétima temporada dos Simpsons, o ex-presidente (e pai do atual presidente norte-americano) George Bush se muda para a vizinhança dos Simpsons. Bush antipatiza com Barte e bate nele após ele destruir suas memórias e o que se segue é um verdadeira guerra entre Homer e o ex-presidente.
O episódio, hilário, mostra bem o que é uma democracia de verdade: até mesmo um ex-presidente pode ser satirizado. A liberdade de imprensa está na Constituição dos EUA. No Brasil, quem faz uma caricatura de um senador é processado e condenado. Devíamos aprender algo com os americanos (e com os Simpsons).
Compre DVDs dos Simpsons no Submarino.

1 comentário:

Anónimo disse...

de fato.
Lembro-me que o governo reagiu muito mal quando os Simpsons satirizaram o Brasil ( leia-se Rio de Janeiro).
As vezes acho que com o brasileiro tudo é oito ou oitenta, Ou é liberdade que vira libertinagem, ou é censura ditadura e cabresto, mas nunca há o meio termo.
Nunca há razão e sensibilidade envoldidos em qualquer dos nosso julgamentos.
Queria saber que caso é esse da caricatura dos politicos, mas entendo que você não queira falar disso abertamente e dar nome aos bois já que JUSTAMENTE seu post é sobre consequencias desagradaveis aos que se quer se comunicam a respeito dos que detém o poder.

Meu nome não é Jonnhy