segunda-feira, outubro 29, 2007

Decepções

Acho que foi o Chico Buarque que disse que devemos prestar atenção à poesia, não aos poetas. Quantos de nós não teve uma decepção com alguém que admirávamos? Creio que criamos uma imagem perfeita de nossos ídolos, daí ficarmos decepcionados quando eles não correspondem a isso.
Recentemente fiquei muito decepcionado com a decisão de Roberto Carlos de proibir sua biografia não-autorizada, mas eu já havia tido algumas decepções antes.
Quando ainda morava em Belém, fui entrevistar Ziraldo para um pequeno jornal alternativo. Eu era fã de carteirinha do homem e pensava até em um dia escrever uma biografia dele. Foi uma decepção. Como cheguei bem antes, pude ouvir todas as exigências que ele fazia aos dono da livraria que o levara a Belém. Depois, quando começou a coletiva, ele foi bem arrogante. Não fui vítima dessa arrogância, porque ele logo percebeu que eu entendia de quadrinhos e passou a conversar só comigo, ignorando os outros jornalistas (isso, inclusive, me colocou numa situação constrangedora junto aos meus colegas). Foi tão decepcionante que eu acabei desistindo de escrever a matéria.
Sempre gostei muito do grupo mineiro Pato Fu. Quando fui para Curitiba, a música deles O Mundo ainda não está pronto foi minha trilha sonora na cidade. Tenho todos os discos do grupo. Cheguei a escrever uma novela de ficção-científica inspirada na música Spaceballs e entrevistei a Fernanda por e-mail para um jornal local. Disse isso para uma amiga jornalista e ele me contou que estava na coletiva com o Pato Fu, quando eles vieram em Macapá. Disse que eles foram super-arrogantes com os jornalistas locais. Quando alguém perguntou sobre o fato da Fernanda Takai ser amapaense (ela nasceu na Serra do Navio), ela respondeu algo como: ¨Para mim, isso não tem relevância nenhuma¨.
É, na maioria das vezes a gente tem que prestar atenção mesmo é na poesia, e não no poeta.

1 comentário:

jeanokada disse...

Comigo sempre foi uma coisa natural essa coisa de separar o artista de sua obra. Não me incomodo com a arrogância dos artistas, o que importa pra mim é se o trabalho dele(a) me agrada.

E todos os artistas são arrogantes - os que não parecem ser estão apenas "se segurando" um pouco. =) Uns mais, outros menos, mas todos são. O jeito é relevar isso... ou não apreciar mais arte.