terça-feira, julho 03, 2007

TRE irá apurar possível suborno a juízes no Caso Roriz

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, desembargador Otávio Augusto Barbosa, divulgou uma curta nota oficial em que anuncia a adoção das "providências de rigor necessárias no caso de serem efetivamente verificados desvios de conduta de membros desta Corte". A nota é uma referência à denúncia de que dois integrantes do tribunal teriam recebido propina para a votar, em um processo, a favor do ex-governador e atual senador do PMDB Joaquim Roriz (DF).
A nota do desembargador não esclarece o tipo de investigação que será feita sobre o suposto pagamento de propina. Segundo reportagem da revista "Veja", os R$ 2,2 milhões que Roriz teria tomado emprestados do empresário Nenê Constantino teriam sido usados para pagar propina a dois juízes do TRE, que teriam garantido a absolvição de Roriz. No processo, adversários pediam a cassação do registro da candidatura de Roriz ao Senado por propaganda ilegal. O julgamento foi feito em duas etapas e chegou a ficar empatado em três votos a três, mas o desembargador José Luiz Cunha, que já havia votado contra Roriz, mudou seu voto, o que foi decisivo para absolver o senador. Leia mais

Comentário: Em 2004, Roriz foi inocentado pelo Ministro do Supremo Tribunal Carlos Veloso. Será que existe alguma relação com os dois milhões de reais? Fica a pergunta.

Sem comentários: