quarta-feira, dezembro 06, 2006

Morreu Joacy Jamys


Joacy Jamys era um dos grandes batalhadores da história em quadrinhos nacionais, um cara que se destacava não só pelo talento, mas também por sem bem visto pelos mais variados artistas. Certa vez fui no Maranhão, onde ele morava e acabei não me encontrando com ele. Desde então a gente vivia trocando e-mails e marcando algo (ele pensava até em vir a Macapá). Reproduzo abaixo um texto de um amigo dele:

"Um grande amigo nos deixou. Joacy Jamys, quadrinhista, referência no meio alternativo sofreu um Acidente Vascular Cerebral no dia 04 de outubro. Os médicos que o atenderam, confirmaram, hoje, morte cerebral. Estamos todos imensamente tristes, pois Jamys é amigo muito querido. Um dos maiores batalhadores pela profissionalização dos quadrinhos no Maranhão, nos incentivava a todos para produzir e ele próprio era, para nós, grande inspiração. Produzia continuamente, divulgava os trabalhos dos artistas locais e estava montando um livro com sua toda a sua obra. Uma imensa quantidade de tiras, charges, cartuns, hq’s poemas, capas de cd’s, de livros, publicidade.... enfim. O homem era uma máquina (no bom sentido). Carioca de nascimento, Jamys nasceu em 09 de outubro de 1971. Mudou-se para o Maranhão ainda adolescente e ficou, encantado com as histórias, praias e mulheres de São Luís, onde fez sua base de lançamento de quadrinhos e idéias.
Vá em paz, amigo. Iramir Araujo"

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi Gian,

Não conheci Joacy Jamys mas conheci você e gosto muito do teu trabalho. Quem sabe um dia, todos vocês apreciadores e fazedores de revista em quadrinhos, possam, enfim, ter merecidamente, o seu direito reconhecido como também propagadores de boa arte e excelente leitura. Acho que isso já começou...
Um abraço
Sayonara
P.S; Tenho tentado muito me comunicar contigo, mas infelizmente não tenho obtido resultado. Se der, como sei que vais ler antes este comentário, manda um e-mail para virginiallan@hotmail.com