quinta-feira, novembro 16, 2006

Boa noite, boa sorte


Assisti ontem Boa Noite, boa sorte, filme de George Clooney sobre o jornalista televiso que teve coragem de enfrentar o senador McCharthy.
O senador foi o responsável pela caça aos comunistas que aterrorizou os EUA no início da década de 1950. Qualquer um que ousasse confrontá-lo era imediatamente taxado de comunista. Um jornalista da CBS teve essa coragem e saiu vencendo. Em uma cena do filme um dos personagens diz: "McCarthy está apostando que um senador vale mais que um jornalista". Ele perdeu a aposta. Depois das insistentes matérias de Edward R. Murrow, o congresso resolve investigar se o senador não estaria abusando de sua posição e ferindo os direitos civis das pessoas investigadas de serem comunistas. Um exemplo era de um oficial da aeronáutica que foi preso e condenado sem direito a defesa só porque seu pai lia um jornal sérvio (pais comunista na época).
Interessante que McCharthy pediu direito de resposta, mas em nenhum momento pensou em processar Murrow (provavelmente a Justiça não norte-americana não lhe daria razão, já que o programa apenas havia reproduzido as falas do senador). O direito de resposta foi usado só para acusar o jornalista de ser comunista. Na sequência do direito de resposta, o jornalista se defendeu de cada um dos pontos tocados pelo senador.
Apesar de todos os seus problemas, os EUA têm muito a nos ensinar sobre democracia. Afinal, lá um senador não vale mais que um cidadão comum e a liberdade de imprensa é direito básico. Boa noite e boa sorte.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Danton! Passeando e cantando pelo cyber espaço, acabei aqui e gostei do que li, voltarei para outras visitas.
E falando em Democracia...hum, difícil eim? Até os tão copiados "American Idiots" ou Como chama Michael Moore "The Stupid White Man", não estão sendo "bem copiados" mesmo... Atentando para aquele velho e surrado ditado "o que é bom deve ser copiado"! A liberdade de imprensa é sim um direito básico, porém se outros direitos mais básicos não são nem discutidos, esse vamos demorar um pouco para ver acontecer. E temos o exemplo de nossa querida Alcinea...
Costumo dizer que A "Democracia Ideal" ou "Real" só acontecerá em nosso país quando não mais escutarmos (e infelizmente ainda escutamos): "Tenho é saudade da Ditadura..." Triste, mas verdadeiro. Boa Noite e Boa sorte pra vc!
Aparecerei mais vezes. :)

Anónimo disse...

Ah, esqueci de dizer. Estou linkando vc, ok?!

Anónimo disse...

Esse filme é demais!!!! George Clonney é realmente uma das poucas cabeças pensantes dentro de hollywood que estão usando os rios de dinheiro que ganham para produzir algumas obras de valor intelectual. Abs.