segunda-feira, maio 01, 2006


Meu filho resolveu escrever um livro sobre o sentido da vida. Leiam o resultado:

UMA JORNADA PARA DESCOBRIR O SENTIDO DA VIDA

INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar eu tenho que admitir que esta pesquisa é meio volúvel, mas ... vamos ao ponto.
Fazer este livro foi como escalar o monte Everest, e só conseguir chegar ao topo quando eu o terminei, tive varias fontes de pesquisa, aproveitei bastante momentos em que eu estive isolado de todo mundo pra pensar no assunto, enfim foi uma pesquisa muito divertida fazer este livro, e espero que vocês se divirtam também com essa divertida busca, então, ai vamos nos.

Capitulo um
Ponto de partida

Meu ponto de partida foi justamente a matéria que é especialista em perguntas dos mais variados tipos. A filosofia.
Pesquisei qual era a filosofia trabalhada por cada filosofo, até que finalmente encontrei Epicuro.
E pesquisei qual a filosofia trabalhada por ele, quando soube que ela se tratava do sentido da vida, fiquei muito empolgado, mas não encontrei uma resposta convincente (pelo menos para mim).
Lá dizia que o sentido da vida é o prazer, isso mesmo, ele achava que nós estamos aqui para sentir prazer. Assim que eu li aquilo, duvidei, pensei, como Deus teria nos criado pra isso.
Então pesquisei outros filósofos, mais não encontrei, também assisti um filme chamado O Sentido da Vida, ele só respondeu que nos estamos aqui para fazer bem para os outros .
Ele me ajudou um pouco, mas não a ponto de me dizer uma reposta convincente para mim.
Nessa época eu acreditava que nos estamos aqui para sabermos que Deus existe.
Mas logo larguei esta teoria, por que assim que me tornei espírita, vi que temos vários graus de evolução espiritual (tem o grau 1 : primitivos, o 2, o 3 :regeneração, o 4 e o 5 grau : o celestiais). Então pensei, se o sentido da vida fosse esse, Deus teria criado apenas um grau de evolução espiritual.
Nesse tempo eu não tinha nem uma resposta pro assunto.

Capitulo dois
No meio da pesquisa

Foi essa a época em que eu aproveitei cada momento livre de todo mundo para pensar no assunto, também foi nessa época que eu repensei os assuntos que pesquisei antes, mas não cheguei a uma solução, mas mesmo assim a repensada foi bem divertida.
As minhas fontes de pesquisa dessa época foram apenas o meu próprio pensamento e o livro dos espíritos, o livro dos espíritos me ajudou a largar a teoria que eu citei no capitulo anterior.
E então pesquisando, pesquisando e pesquisando. Mas não consegui achar nem uma resposta.
Então eu tinha duas opções. Ou aceitar de Epicuro ou procurar uma resposta nos meus pensamentos.

Capitulo três
A conclusão

Se você acha que eu aceitei a resposta de Epicuro, pode ir tirando o espeto da mula, pois saiba que eu escolhi o meu pensamento como fonte de pesquisa, eu pensei, se eu aceitar a resposta de Epicuro, fazer este livro ficaria simples demais.
Eu pensei muito bem antes de achar a resposta.
Mas como eu gosto de fazer suspense, bem claro que esse suspense nem se compara com o suspense que J K Rowling fez quando escreveu Harry Potter e a Ordem da Fênix ou a famosa pergunta da época da novela celebridade: quem matou Lineu?
Pessoal, acho que já fiz suspense demais, tenho que revelar que para mim nos estamos aqui porque Deus estava muito solitário antes da existência dos seres vivos, então, essa é a minha resposta, ah e outra coisa, se você que esta lendo este livro tem aulas de filosofia, aposto que o que eu falei sobre a filosofia de Epicuro vai lhe ajudar.

Sobre o Autor

Como deu pra perceber no texto sou um cara bem humorado, me chamo Alexandre Magno Andrade, moro em Macapá e tenho 11 anos.
Uma outra coisa que eu acho que deu pra reparar no texto. Que eu sou apaixonado por filosofia, ou pelo menos era. Mas vou explicar desde o inicio. Eu tive varias fases na minha vida.
A primeira fase foi a de bandeiras, você podia me apontar qualquer bandeira, que eu dizia de que pais é essa bandeira. Minha segunda fase da minha vida foi a de pedras preciosas, graças a uma coleção de revista recreio chamada rock animal, eu sabia o nome de qualquer pedra como ametista, rubelita, topázio...
A terceira e mais longa fase da minha vida foi de ciência espacial, nessa época eu sabia tudo que você podia imaginar sobre o assunto, como a nave aterrissou na Lua foi Apolo 11, que Júpiter é o maior planeta do sistema solar, que todos os outros planetas tem nomes de deuses menos a Terra, e muitas outras coisas sobre o assunto. A minha penúltima fase da minha vida foi a mais curta, que é sobre filosofia, sabia o nome de muitos filósofos como Sócrates, Descartes e Hume, e também quais eram as suas filosofias, e o significado das suas frases como, o significado da frase de Sócrates, tudo que sei é que nada sei, ele dizia, isto é, no sentido de que o homem busca saber porque não sabe.
A minha ultima e atual fase é a de ranking, são diversos rankings como as 10 pessoas mais ricas, os 10 maiores iates, os 10 prédios mis altos etc, tudo isso grassas a uma coleção de ranking chamada almanaque top 10. São fascículo (megaconstruções, cinema e tv, mundo animal, supermáquinas, catástrofes, esportes, arte e musica e finalmente curiosidades).
Agora eu vou falar um pouco sobre as coisas que eu gosto, para ser meu (minha) amigo (a) que saber bem humorado (a) e eu odeio gente agressiva.
Eu tenho 11 anos faço a 5 serie. Pois é pessoal, o papo ta bom mas eu tenho que me despedir, adeus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gian,
li o livro de seu filho.
É uma grata surpresa, ver alguém da idade dele, empreender uma investigação como essa. Infelizmente, poucos questionam esse tipo de coisa, durante a vida, e encontrar esse tipo de atitude em alguém de onze anos, é no mínimo inspirador.
Achei ótimo ele dizer que é alguém de fases, pois acredito, que é assim que se constrói o verdadeiro conhecimento.
Também sou de fases, e por um acaso, estou na fase da Literatura Fantástica da América Latina, e ver o seu filho tão novo, já escrevendo, lembrou-me de um vizinho nosso, o Julio Córtazar, que tinha escrito seu primeiro livro aos nove.
Em suma, parabéns!