sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Conselho escolar proíbe Harry Potter e Clifford - O Gigante Cão Vermelho

Por Ederli Fortunato24/2/2006

O conselho escolar do distrito de Wilsona, nos Estados Unidos, baniu vinte e três livros da biblioteca da Vista San Gabriel Elementary School. Os títulos proibidos foram escolhidos a partir de uma lista de recomendações feita por um comitê de professores e pais que continha sessenta e oito livros.
Entre os livros proibidos está, é claro, o sexto volume da série Harry Potter, O Enigma do Príncipe. A série tem sido um alvo fácil dos cristãos radicais estadunidenses, que ameaçam com a fogueira qualquer história que, na opinião deles, promova o paganismo e a bruxaria. Segundo Marlene Olivarez, uma professora aposentada que faz parte do comitê, o último Harry Potter foi excluído da biblioteca por ser uma fantasia.
O comitê, ela explicou, quer que os livros sejam coisas que as crianças possam relacionar à vida real. Isto, aparentemente, exclui a perda dos pais, violência por parte de garotos maiores, preconceito racial e de classes, amizade e relacionamentos, temas amplamente explorados na série de Rowling. Esta senhora também não deve ter ouvido falar que os engenheiros que colocaram os Estados Unidos na liderança da corrida espacial eram grandes leitores de uma grande fantasia chamada Flash Gordon.
Outro freqüentador das listas de livros banidos, Artemis Fowl, também foi excluído da biblioteca de Vista San Gabriel por ter um gênio do crime como herói. Apesar de elogiado pelo membro do comitê encarregado da leitura, outro livro, The Eye of the Warlock, foi proibido simplesmente por ter um bruxo como personagem principal.
Além destes, o comitê avançou no surrealismo banindo Welcome to the USA Califórnia, um dos livros da série Clifford - O Gigante Cão Vermelho, e os livros das princesas da Disney. Segundo outro membro do comitê, Patrícia Greene, Clifford foi proibido porque ela não tinha certeza se o conteúdo apoiava os livros de história. Quanto às princesas, Greene disse que não estava familiarizada com o conteúdo e não tinha certeza se as histórias apoiavam o bom caráter. A Disney certamente ficará chocada ao saber que a Bela não demonstrou força de caráter ao se apaixonar pela Fera apesar de sua aparência. Mais chocante ainda é saber que uma pessoa que não está familiarizada com as séries mais populares foi encarregada de analisar livros para uma biblioteca escolar.
Vários pais disseram ser contra as proibições, principalmente por não verem nenhum problema nas histórias. A exclusão de Clifford e das inócuas princesas, que têm sido atualizadas para perderem a imagem de passivas, inadequada para as meninas de hoje, foi o mais surpreendente. O comitê escolar, no entanto, declarou ter o direito de excluir livros da biblioteca e que os pais têm toda liberdade de comprá-los para seus filhos. Fonte: Omelete

Comentário: Depois ainda dizem que os fanáticos religiosos são os mulçumanos...

Sem comentários: