terça-feira, janeiro 03, 2006

Filmes com linguagem de quadrinhos


A Márcia Correa me pediu uma lista de filmes que usam linguagem de quadrinhos e achei que seria interessante compartilhar essa lista com meus leitores. Também peço que me ajudem acrescentando títulos. Na lista abaixo coloco adaptações e filmes, que, embora não sejam baseados em quadrinhos, usam sua linguagem:

Darkman - Um dos precursores de filmes com linguagem de quadrinhos. Dirigido por Sam Raimi, o mesmo que depois faria um ótimo trabalho no Homem-aranha.

Zatoichi – filme japonês, nitidamente baseado na linguagem do mangá Lobo Solitário.

Super-homem (o filme da década de 70) – até o surgimento de Homem-aranha, era o melhor filme baseado em quadrinhos. O diretor é o mesmo de O dia em que a terra parou.

Homem-aranha 1 e 2 – as duas melhores adaptações de filmes de super-heróis. Sam Raimi explora muito bem o lado humano do herói.

X-men – adaptação da série mutante sobre preconceito racial. O diretor Brian Singer está fazendo agora o Super-homem.

Do Inferno – adaptação relativamente fiel da história de Alan Moore sobre Jack, o estripador. Perde muito pelo fato de um filme de duas horas não conseguir passar tudo de uma obra de mais de mil páginas... Ótima interpretação de Johnny Depp.

V de Vingança – outra obra seminal de Alan Moore, adaptada pelos diretores de Matrix. Os fãs oscilam entre a ansiedade e o medo, já que a história sofreu mudanças.

Sin City – a mais fiel adaptação já feita de uma HQ. Sin City não é a melhor obra de Frank Miller e, para quem não conhece seu estilo, vai parecer meio agressivo, mas vale muito pelo visual.

300 de esparta – Baseado em uma obra de Frank Miller melhor que Sin City. A técnica usada será a mesma do filme anterior, com cenários colocados posteriormente, via digital. Tem Rodrigo Santoro como Rei Xerxes.

Corra Lola, corra – filme alemão. Não é baseado em quadrinhos, mas tem a linguagem e o tipo de experimentação narrativa que os quadrinistas estavam fazendo no final dos anos 80.

12 macacos – filme de Terry Gillian, que usa o mesmo tipo de experimentação narrativa dos quadrinhos anos 80. Gillian é fã de quadrinhos e queria fazer Watchmen, outra obra de Alan Moore.

Corpo fechado – do mesmo diretor de Sexto Sentido. Uma bela homenagem aos quadrinhos.

2 comentários:

jeanokada disse...

Faltou o Hulk!

jeanokada disse...

Lembrei de outros:

- Flash Gordon", dos anos 80, adaptação trash das HQs do Alex Raymond;
- O não menos tosco Mulher-Gato, com Hale Barry;
- Estrada para Perdição;
- Os dois longas de Asterix;
- Mortadelo & Salaminho (acho que não veio para o Brasil);
- "O Espírito", adaptação dos quadrinhos do Spirit, de Will Eisner; eu não vi, mas dizem que é bem fraco;
- O Fantasma;
- Demolidor;
- O Combate - Lágrimas do Guerreiro (adaptação do mangá "Crying Freeeman");
- Batman Begins;
- Anti-herói americano, filme sobre o universo quadrinístico de Harvey Pekar, criador da série de HQ "American Splendor".

Se eu lembrar de mais, escrevo aqui.